quinta-feira, 6 de março de 2008

Série interessante - Jericho

Jericho é um seriado lançado ano passado aqui no Brasil e que inicialmente eu não perdi muito tempo com ele. Nos últimos dias porém peguei a primeira temporada completa e sou obrigado a admitir: o seriado é muito bom.
A trama é a seguinte: Os Estados Unidos sofrem um ataque nuclear em pontos estratégicos e fica de pernas pro ar. Em contra partida pequenas cidades que não estavam próximas aos ataques são lançadas ao uma nova era das trevas. Dessa vez tecnológica. É o caso da pequena comunidade chama Jericho.
Inicialmente, o seriado não tinha acertado o tom parecendo mais um daqueles que em razão da inconstância acabam sendo limados da programação dos canais americanos (fato esse que quase ocorreu mas que não se concretizou devido a pressão do número crescente de fãs). Ocorre que a série aos poucos foi se ajustando e se tornou realmente interessante no momento em que a trama se aprofundou nas ações das pessoas da cidade para mantê-la longe de grupos extra governamentais e sobreviventes de outras cidades cujas intenções são invadir a cidade e se apropriar de seus parcos recursos.
Acho, porém, que o maior mérito da série é mostrar em que situação as pessoas estariam ao ficaram destituídos de remédios, alimentos, água e luz. Hoje não vivemos sem certas coisas. O que o ser humano faz quando não tem mais acesso a isso? O resultado pode ser tanto uma união de pessoas buscando um objetivo comum e intentando dividir aquilo que possuem de forma igualitária, como pode ser a criação de pequenos grupos tentando tomar posse por meio da força dos recursos dessas pequenas comunidades.
Recomendo a série. Ela dá o que pensar.
Isso sem falar que é legal ver uma série tratando de um holocausto nuclear na terra do Tio Sam.

Nenhum comentário: