segunda-feira, 27 de agosto de 2007

Futebol

"Futebol Arte é Coisa de Veado"
Apesar de torcer pro Flamengo que é um dos ícones do tal de futebol arte, eu como bom gaúcho (eu sei q parece estranho mas realmente torço pro Mengão) sou adepto do futebol raça. Pra mim no futebol vale a máxima de Maquiavel, os fins justificam os meios, vale mais um time de merda ruim pra cacete mas que ganhe o título do que um supertime de galáticos que não ganhe porra nenhuma.
O melhor ataque é quebrar o craque do adversário. Isso pode soar agressivamente aos ouvidos de certos "intelectuais" da bola como o Galvão Bueno, o Luxemburgo ou o Armando Nogueira, mas por favor nos poupem saudozistas. Não sou contra craques, acho que com a bola nos pés tem mais é que ir pra cima do adversário, se puder humilha ele e faz um gol de placa, mas para isto acontecer sempre há nescessidade de ter um cabeça-de-bagre no meio campo para destruir as jogadas adversárias.
Todos, sem exceção tem o dever de marcar, mesmo que seja só correr e atrapalhar o outro time, não pesso para serem todos "Emersons " ou "Dungas" da vida, mas disposição e garra não faz mal a niguém. Chega de ter que aturrar jornalistas esportivos dizendo que não podemos antrar no jogo dos argentinos ou uruguaios, que não podemos revidar as provocações, vão a pqp, temos é que revidar sim, temos que nos impor não só na bola mas também na porrada!
A nossa seleção após a era Pelé, só começou a ganhar títulos quando abriu mão de certos pré-conceitos, em 94 e em 2002 a nossa seleção tinha no poder de marcação a sua grande força, isto aliado a grandes jogadores nos rendeu dois títulos mundiais. Em compensação, nossos times com algumas exceções, ainda padecem frente a nossos hermanos platinos. Não é a toa que o Boca conquistou vários títulos na última década, aliás não foi só o Boca que conseguiu vitórias contra os times brasileiros, como esuqecer das surras que o Corinthians levou do River Plate noa últimos anos. Qual a grande diferença entre os times de lá e os daqui? A raça, a consciencia tática, o poder de marcação e o fato deles usarem todos os meios para conseguirem vencer os seus jogos, principalmente dentro de casa, eles fazem de uma "simples" partida de Libertadores uma verdadeira Guerra, e assim eles conseguem atingir os seus objetivos.
É por isto queridos blogmaníacos, que eu afirmo:-Futebol arte é coisa de veado.
PS: Não estou babando ovo pra argentinos ou afins, simplesmente fiz uma comparação, nós gaúchos temos o mesmo estilo de jogo deles e uma habilidade muito maior, sou fã do futebol gaúcho, do futebol de vila aquele jogado no meio da Restinga, da Bonja, do Sabará ou então o futebol praticado dentro da minha querida Alvorada, onde só há um lema: "A bola pode passar, o cara NUNCA".

Nenhum comentário: