terça-feira, 18 de maio de 2010

Racionalidade X emocionalidade... Quem ganha?

O entendimento das pessoas sobre qualquer coisas é inversamente proporcional ao quanto essa coisa as afeta diretamente.
Calma, vou explicar: o que quis explicitar com a frase acima é que se algo nos incomoda demais, ou nos causa algum tipo de mal-estar, se torna quase impossível fazer uma análise clara e objetiva dos acontecimentos, pois no caso, deixamos a razão de lado, baseando nossas opiniões em aspectos emocionais tão somente.
Acho isso péssimo! A emocionalidade exacerbadada não tem sustentação de ser. Não está apoiada sobre aspectos relevantes e concretos. São pura especulação! Fatores que atribuimos de acordo com nossa fé, crença, grau de ligação, humor...
É possível levar a sério isso? Pior que acho que sim... Porque, por mais racional que a pessoa seja, haverão momentos em que ela estará diante de decisões em que fatores concretos e sólidos vão pelo ralo. E não adianta anos de experiência, mestrado e o escambau... Tu só vai perceber que a vida te pregou mais uma peça quando você ver que está encurralado, sob pressão, tendo que tomar uma decisão que pode alterar toda sua vida, e tu não consegue nem saber por onde vai começar.
Galhofa amigos, e das bravas! De que adianta toda a racionalidade do mundo, se no final, quem assume as rédeas é apenas a emoção? Difícil explicar...

Um comentário:

Atlas disse...

O fato da emoção sobrepujar a razão nos momentos de pressão é o que revela o lado mais animal do ser humano. O homo sapiens optou por tentar controlar os instintos e as emoções em prol da melhor convivência social.