quinta-feira, 21 de outubro de 2010

Fases

Há alguns anos atrás, ouvi em algum lugar, não lembro onde, uma teoria sobre relacionamentos que, após algumas experiências que tive, me parece bastante razoável e interessante.
Nesta teoria, existiam três momentos no início de qualquer relação. Se esses três momentos fossem superados, a tendência é que a relação tenha uma duração mais longa.
Vejamos quais são:
Primeiro mês - é aqui onde tudo acontece. É no primeiro mês que descobrimos se temos condição de amar ou não uma pessoa. Se tu ainda não sabe se ama alguém após passados trinta dias de relação, esqueça! Você jamais conseguirá amá-la. Ponha a viola no saco e pule fora, afinal, com tão pouco tempo decorrido, os estragos serão mínimos, mesmo que a outra pessoa tenha se apaixonado por você. Pense que ainda não se criaram laços fortes, costumes e hábitos.
Do segundo ao sexto mês - é a fase do oba-oba. Muitas risadas, muito cinema, muito romance, afinal, o casal descobriu o amor dentro deles. Nesse momento, não existem problemas. A vida é bela! Tudo é curtir os momentos a dois. Sexo, no mínimo seis dias na semana. De vinte a cinquenta mensagens, emails e scraps por dia. Muitas fotos, todas "fofas". Apresentações... Muitas apresentações. Pai, mãe, tio, tia, vó, vô, cachorro e papagaio. Presentinhos e pequenas lembranças ocorrem em uma frequência insana. Nesta fase não existem problemas, afinal de contas, o amor supera tudo, não é mesmo?
Período entre o sexto mês e aproximadamente o primeiro ano de relacionamento - onde a porca torce o rabo. Se tu chegou até aqui e ainda não tinha tido uma DR, é bem provável que ela ocorra nesse período. Nesta fase, começamos a enxergar algumas coisas que não tinhamos visto, ou porque elas não estavam lá mesmo, ou porque estávamos cegos demais para ver.
Os defeitos começam a sobrepor as qualidades. Pior, antes nem defeitos haviam!
As mensagens, emails e scraps rareiam. Os momentos próximos, antes tão frequentes, dão lugar mais tempo dedicado ao trabalho, estudo, amigos e família. Os beijos calientes que eram uma tônica na relação, deram lugar aos selinhos mais práticos e que consomem menos tempo. Ouvimos menos "eu te amo".
Acho que acontece isso porque, após o sexto mês, há uma tendência natural de acomodamento. Pensamos que, como chegamos até o sexto mês, o jogo tá ganho. Não é necessário despender tanto esforço. Acreditamos que é só fazer uma manutençãozinha, de vez em quando, pois a conquista já foi feita.

Após descrever estas três fases, segue minha humilde opinião.
Acho no mínimo estúpida essa forma que os seres humanos tem de ferrar tudo que é bom nessa bosta de vida. Temos sempre que demonstrar nossa total incapacidade de sermos felizes.
Porque digo isso? Porque deixamos nos levar por inúmeros fatores, todos extremamente imbecis, para justificar nossa total inabilidade de manter o que é bom e nos faz bem.
Início de relação é o que há de melhor nessa vida. Porque insistimos em colocar empecilhos e barreiras para que aquela coisa perdure por mais de seis meses?
Não precisariam existir essas fases. Nós as criamos, inconscientemente, pelo medo que sentimos de nos entregar a alguém por completo e sermos feridos. Um medo idiota que só nos priva de viver coisas lindas e momentos felizes.
O ser humano é burro. Se priva de ser feliz para sempre por coisas pequenas que duram menos que um piscar de olhos.
Parabéns humanidade! Vocês merecem!

Nenhum comentário: