sexta-feira, 23 de setembro de 2011

Sentido

E se as coisas foram feitas para não fazer sentido mesmo? E se a vida for apenas uma enorme bagunça, sem sentido, sem rumo, transcorrendo do nada para lugar algum? Um emaranhado de coisas que, juntas, formam apenas um mosáico sem sentido, feito de figuras que muitas vezes mal reconhecemos nas nossas mais profundas memórias.
 
Buscar um sentido, muitas vezes é uma questão de sobrevivência. Viver sem sentido é insuportável para alguns (casos de suicídas, por exemplo), mas ao mesmo tempo, passar a vida atrás de uma resposta que faça algum sentido, pode se tornar uma verdadeira luta contra moinhos-de-vento, por se tratar de uma inutilidade, que causa apenas cansaço e desilusão ao "Dom Quixote".
 
Devemos nos contentar com sentidos simplistas. As religiões fornecem pilhas e pilhas de argumentos que podem guiar a vida de um fiél. Vida eterna, reino de deus, evolução do espírito, dentre outras, são apenas alguns exemplos da vastidão de sentidos que algumas pessoas podem encontrar nas mais diversas religiões.
 
Claro, em algumas o preço é muito mais caro do que em outras (valores financeiros mesmo), sendo a critério do cliente qual destes sentidos será adquirido, para que esta pessoa possa postar sua cabeça no travesseiro e dormir tranquilamente sua noite de sono. 
 
Podes pensar na ciência também. Teorias evolutivas existem as pencas por aí, a esmagadora maioria a partir de Darwin. Mas seus preceitos, apesar da diversidade de autores, é muito simples e convence algumas pessoas mais céticas com relação as religiões. Consiste, basicamente em nascer, crescer, se reproduzir e morrer. Pela sua simplicidade, nos é permitido rechear os hiatos entre as atividades da maneira que julgarmos mais conveniente, sem que com isso, se altere em nada o sentido de nossa vida.
 
Confesso que acho essa teoria simplista, e por vezes até simplória. Mas por ser ateu, é o mais perto que posso me permitir chegar de um "sentido da vida", sem que envolva qualquer religião, missão divina, alma, algum deus, santidade, e outras coisas que só encontramos nas religiões espalhadas em toda a face da terra.
 
Acho que cada um acha seu próprio sentido para a vida. Porém, nenhum deles nos leva a algum lugar, na minha opinião. É só um subterfúgio para viver a vida. Uma fuga para não chegar a triste conclusão de que as coisas não fazem mesmo o menor sentido. No final das contas, acredito que é na simplicidade de Darwin que mora o que podemos, de maneira mais acertiva, chamar de "sentido" para a vida.

Nenhum comentário: