sexta-feira, 5 de outubro de 2012

E acharam o buraco do tatu...

Ontem, no Centro de Porto Alegre, revoltosos protestavam contra a "venda" dos espaços públicos à iniciativa privada. Para que fique mais claro: foi instalado um boneco gigante do símbolo da Copa de 2014 - o Tatu que terá um nome esquisito - no meio do Largo Glênio Peres, em frente do Mercado Público. E como tudo que envolve essa Copa é "business", obviamente, eram ostentados no local, os logotipos das empresas que patrocinam o evento.

No ponto alto da noite, os manifestantes conseguiram danificar o boneco, que acabou esvaziando-se. As forças policiais presentes no local, tiveram que usar de força bruta para debelar o protesto e dispersar os revoltosos. Foram usadas bombas de efeito moral, balas de borracha e cacetetes.

Agora, dotado de informações, sarcasmo, e um parco conhecimento sobre o assunto, vamos analisar os fatos:

Um bando de moleques, de classe média/alta, que moram no Moinhos de Vento, que estudam na UFRGS (que até esse ano é dominada por alunos provenientes das melhores escolas particulares do Rio Grande do Sul), tomadores de Coca-Cola e comedores de Big Mac, acham que o espaço público foi vendido e, por isso, resolvem ir lá e acabar com a festa.

Mas vem cá chê! O que é feito naquele espaço público mesmo? Ah, sim! É um reduto de sem-teto e usuários de drogas, que assaltam e fazem todo tipo de algazarra por ali. Não é usado para COISA ALGUMA de produtiva!

Esses caras se julgam "comunistas". Bah! Quero avisa-los que ler um livro de Marx e usar uma camiseta do Che não te transformam em Comunista. Te transformam num babaca, muito mais bitolado que aqueles que assistem novelas. Quer comunismo de verdade, playboy? Abandona a barra da saia do papai e vai morar na Vila Umbú, ou na Dique! Se tu aguentar uma semana lá, estará autorizado a falar em comunismo. Mas enquanto estiver ganhando mesada do papai e usando o Facebook para postar as fotos do "protesto" de ontem, me faz um favor? Vai pro raio que o parta e não enche o saco!

Em contrapartida, devemos ressalvar que a ação da Brigada Militar, mais uma vez, é de um despreparo bisonho e triste! Novamente vemos imagens do que classifico, sem nenhuma problema, como agressão. Pura e simples.

Querem debelar uma manifestação? Existem diversas técnicas para se fazer isso. Bater em gente que está com as mãos para cima, sem defesa? AGRESSÃO! Dar chute em quem está caído no chão? AGRESSÃO!

Daí, alguém vai me questionar que a Brigada não pode chegar em um protesto dando boa noite e distribuindo beijinhos. Concordo plenamente. Mas usar de força desproporcional, além de se tratar de um crime, entra em uma relação de causa/efeito nefasta: A Brigada age com truculência exagerada, a população poderá revidar de maneira truculenta, pois é aberto o precedente.

Naquele caso de ontem, se a Brigada cerca o tal boneco, larga umas duas ou três bombas de efeito moral e bate algumas vezes nos escudos mandando o pessoal caminhar, era provável que nada daquilo ganhasse a repercussão que ganhou. Os chatinhos "comunistas" ficariam com medinho e iriam correr para a barra das saias das mamães, e os brigadianos poderiam ir para casa tranquilos, sem que pipocassem imagens na internet, de mais uma de suas ações temerosas e arbitrárias.

Não tem ninguém bonzinho nessa história. Ambos os lados agiram de maneira errada e, portanto, merecem sofrer as consequências sobre seus atos.



Este espaço está aberto para réplicas, tréplicas e o escambau. Agora, se não entendeu o texto, ou vai me encher de desaforos porque penso diferente de você, não perde teu tempo e vai ler um livro de Karl Mark!

Um comentário:

Luigisp disse...

É complicado ... é complicado.... como diria o cara aquele...