sexta-feira, 1 de agosto de 2008

Olim - piadas...

Bem amigos deste blog, estamos diante, novamente, de um fenômeno que se repente de tempos em tempos, e que acaba por me irritar profundamente.
O Brasil se prepara para mais um evento esportivo, que dura aproximadamente um mês, e que faz os brasileiros estamparem no rosto seu orgulho por ser filho do país do futuro. Pessoas organizam suas agendas para poder cobrir o maior número de eventos e torcer para o Brasil.
Até aí, tudo bem, gosto de esportes, até tento jogar um futebolzinho de vez em quando, assisto sempre que possível fórmula 1, vôlei, tênis e outros tantos esportes. O que me enfurece é a euforia que toma conta de alguns.
Brasileiros que tem vidas sofríveis, que não tem nenhum motivo para sorrir, sendo explorados por governos, grandes corporações, polícia e bandidos, que pegam ônibus lotados diariamente, sofrem em filas de hospitais e postos de saúde, e que nem sabem se vale a pena estar vivo, ou se vale a pena estar morto (sim, morrer no Brasil, para pobre, também é um processo que causa muito transtorno).
Estas pessoas, na época de olimpíadas ou copa do mundo, estufam o peito para gritar Brasil e carregam o orgulho de pertencer a esta nação. Não trabalham, debatem, discutem e em casos extremos, chegam às vias de fato por sua idéia de time perfeito ou em defesa de um atleta.
O que eu queria ver, era eles terem toda essa energia para ir para Brasília protestar contra a lama que toma conta desse país. Discutir, brigar, bater panela ou seja lá o que for! Porque, invariavelmente, nestas épocas "festivas", todo mundo esquece da nossa capital brasileira, o que certamente, trará mais agruras em nossas vidas. Pois os políticos certamente aproveitarão nosso momento de "patriotismo", para meter a mão em nosso dinheiro sem serem vistos.
Torçam pelo Brasil, vibrem, xinguem e se emocionem, mas por favor, tenham essa mesma disposição para cobrar do teu candidato tudo que foi prometido (isso, claro, se tu lembrar quem é teu candidato...).

Nenhum comentário: