sábado, 30 de agosto de 2008

passado...

Ontem a noite, por algum motivo que desconheço, comecei a pensar nos áureos tempos de minha pré-adolescência. Quanta nostalgia!
Me recordei das velhas e boas reuniões dançantes. Ah, como eram boas aquelas reuniões!!! Lembro-me da euforia entre a gurizada nos dias que antecediam ao evento, os preparativos, os "comes" e "bebes", os conchavos, as combinações de "quem pega quem"...
Naquela noite, o cara tomava um banho de duas horas, lavava cada dobra da barriga, o pescoço e atrás da orelha. Colocava a loção pós-barba do pai, escovava os dentes até sangrar as gengivas, pedia pra mãe passar a roupa, tudo tinha que estar perfeito! Se algo desse errado, o responsável corria o risco de ser humilhado e sumariamente excluído dos eventos sociais do condomínio para sempre.
Chegando ao local, normalmente o apartamento de alguém, as narinas eram invadidas imediatamente pelo cheiro de salgadinhos, fandangos e guaraná. Os móveis da sala haviam sido empilhados todos em um canto, os tapetes colocados na área de serviço, restando apenas a mesa onde os petiscos e bebidas eram colocados um a um à medida que os convivas chegavam (até porque, a combinação era: "os guris traziam as bebidas - cocas-colas e guaranás-, e as meninas cuidavam da comilança - invariavelmente um bolo ou algum salgado que as mães das meninas faziam, ou em último caso, um pacotão de Fandangos") e o stereo 3 em 1, pra tocar os maiores sucessos do momento.
Cada um levava uma fitinha gravada, só com as "venenosas", para os momentos da meia-luz, onde teríamos que mostrar nosso dom de conquistador, sob o risco de passar a noite em branco e ser motivo de chacota da gurizada toda, pelo menos até a próxima reunião. Era muita pressão!
No início, era muito engraçado, ficavam os caras de um lado da sala com um copo de guaraná na mão fazendo cara de galã, as gurias em seus grupinhos do outro lado, se entreolhando envergonhadamente, aos cochichos (nunca soube o que elas falavam!) ouvindo as músicas agitadas internacionais das novelas Olho no Olho, Pátria Minha, a Viagem e Quatro por Quatro. Até que algum casal apressadinho decidia colocar no som as baladas, só pra poder dançar coladinhos. Daí começava a sessão pastelão!
Era Sampa Crew, Negritude Jr., SPC, Deborah Blando, Sheryl Crow, sempre a meia-luz, o ponto alto da festa. Cada um tratava de se adiantar em busca do par daquela noite...
(continua...)

Nenhum comentário: