quarta-feira, 15 de setembro de 2010

Cheiros

Nossa memória é algo impressionantemente estranha... Somos suscetíveis a lembrar de coisas através dos mais diversos estímulos. Seja pela audição, tato, paladar, visão... Mas me proponho a falar neste post do olfato.
Sim, de como os cheiros podem nos remeter a lembranças de coisas ou lugares do nosso passado, ou ainda pior, de coisas e lugares que nem fazemos idéia de qual cheiro tem.
Quem nunca passou em uma padaria ou confeitaria, e sentiu aquele cheirinho de pão de ló, e logo se remeteu para a casa da sua vozinha, em um domingo a tarde chuvoso, onde ela assava um bolo para a família com tanto esmero?
Ou ainda, após uma chuva de verão, aquele cheiro da grama molhada nos faz pensar no litoral da nossa infância, onde brincávamos com as poças de água no asfalto encharcado da última tormenta que ocorrera a poucos minutos, e cessara de repente da mesma forma como havia começado?
Mas hoje, tem um cheiro que me intriga, e muito. Sempre que estou de rosto colado com minha mulher, sinto um cheiro tão bom e reconfortante, que sinto vontade de ficar horas e horas cheirando ela. É um cheiro tão característico e único, que eu nunca havia sentido antes, mas atualmente, eu reconheceria esse cheiro em qualquer lugar do mundo.
Ela chamou de "cheiro do amor", mas podemos chamá-lo de "cheiro do beijo", pois eu sempre o sinto quando nossas bocas e narizes estão juntos. Quando eu sinto o aroma dela, posso fechar meus olhos com a certeza de que estou no lugar onde me sinto mais seguro e confortável no mundo. Um lugar só meu, onde eu posso me despir de todas as roupas e máscaras da vida, e posso ser única e exclusivamente eu mesmo.
Acho que todos temos algum cheiro característico, e no nosso caso, nossos cheiros se reconheceram e se gostaram... Esse cheiro, me faz sentir mais perto de casa, do amor, da felicidade...

Nenhum comentário: