sexta-feira, 17 de setembro de 2010

Relações

Do que são feitas as relações?
É uma questão complexa, que não tem apenas uma resposta.
Para alguns poucos loucos, o amor parece bastar. Mas sustentar toda uma relação, cheia de complexidades e nuances apenas baseadas nisso, não me parece a forma mais saudável de se ver as coisas.
O amor é fundamental, pois é dele que tiramos a força necessária para enfrentar as dificuldades da relação. Porém, o amor sozinho, não cria o vínculo necessário para que as relações deem certo.
As relações precisam de mais fatores, capazes de solidificar e manter um relacionamento de maneira saudável e capaz de superar intempéries e a ação do tempo.
Cumplicidade, afeto, confiança, respeito devem, e precisam estar presentes durante todo o período em que duas pessoas se relacionem e para que convivam sempre bem.
Acredito que, antes de atribuir ao parceiro o rótulo de marido, esposa, namorado e namorada, precisamos identificar nessa pessoa a alcunha de amigo. Ou mais, o melhor amigo.
Através disso, tenho a impressão de que uma relação tem grandes chances de dar certo.
Temos o costume de separar as coisas. Nosso parceiro não pode ser nosso melhor amigo. Ou com quem falaríamos sobre aquela bunda maravilhosa que vimos ontem? Ou, com quem as meninas confidenciariam sobre o cara bonito que a atendeu na loja de roupas?
É, eu sei que nem tudo podemos contar para nosso parceiro, sob pena de ser mal interpretados e gerar conflitos desnecessários.
Mas não é preciso chegar a este extremo. Basta confidenciar as coisas que aconteceram durante o dia, mesmo que pareçam coisas sem importância, mas que fazem a pessoa que está ao seu lado se sentir parte integrante de sua vida.
O que não pode ocorrer, são as pessoas vivendo vidas individuais enquanto não estão juntas. É preciso perder o medo e o preconceito, e deixar que as pessoas entrem na nossa vida. Não como meros figurantes, e sim, como peças fundamentais, onde encontramos conforto e suporte para nossas vidas.
Parceiros não são nossos inimigos. São as pessoas com quem podemos contar sempre, sem medo de julgamentos ou preconceitos. Eles apenas nos querem bem e lutam pra que isso aconteça.

Nenhum comentário: