quarta-feira, 25 de maio de 2011

Crenças

Aos que acompanham este famigerado instrumento de flagelo cuja finalidade exclusiva é não agregar nada de interessante em suas vidas, não é novidade que acho crédulo, crenças e superstições grandes bobagens sem nenhum fundamento realmente relevante e confiável.
Essa semana, chegou às minhas mãos o resultado de uma pesquisa, ocorrida na década de 90, que apresentava alguns valores interessantes relacionados a superstição, e que vem embasar esse desconforto que sempre senti com relação a esse tipo de coisa.
A superstição mata? Sim, mata, com certeza.
Um pesquisador finlandês, cujo o nome não vou me lembrar, conduziu um estudo durante as décadas de 70, 80 e 90, onde ele catalogou todos os acidentes de trânsito ocorridos na Finlândia, ao mesmo tempo que verificava quantas dessas ocorrências aconteciam em sextas-feira 13. Pasmem! Houve aumento significativo nas ocorrências nas sextas-feira 13. Foram verificadas 327 sextas durante o período avaliado pelo pesquisador.
Ele atribuiu esse considerável aumento ao medo que as pessoas sentem, durante estas datas, de que algo possa acontecer de errado por se tratar de uma data considerada "azarada". E como é sabido da população, esse tipo de pensamento "atrai"... Logo, o pequeno supersticioso acaba por fazer alguma merda só pelo fato de acreditar que em dias como esse, merdas tendem a aumentar.
Quando falo que, em muitas situações, a religião, o credo e as crenças cegas das pessoas são causadores de grandes males no mundo, não é só porque sou um sujeito chato, intolerante e egocêntrico, mas também porque acredito que quando se aceita qualquer fato imposto por outras pessoas, sem nem ao menos questionar-se motivações ou fatos relevantes, incorremos no risco de estarmos sendo lenientes com fatos que talvez não estejamos tão de acordo assim, ou estamos assumindo riscos que nem sempre estão claros para nós.
Por isso, não sinta vergonha de questionar-se se realmente as coisas em que tu acredita fazem algum sentido, ou questionar o que o pastor da tua igreja faz com aqueles 70% do seu salário que ele te cobra via boleto mensalmente. Perguntar não é ruim, a não ser para pessoas que não tem respostas coerentes para dar.
 
Saudações... Morram.
 
Obrigado!

Nenhum comentário: