terça-feira, 28 de junho de 2011

Inverno...

Nessa época ouço um sem-número de pessoas queixosas por conta do frio, exaltando as vantagens e maravilhas do verão. Eu, diferentemente destes, sempre fui um apreciador inveterado do inverno, do frio e de todas as coisas relacionadas. Acho muito mais defeitos no verão que no inverno. Mas é claro, é preciso saber o que apreciar e o que depreciar nesta ou naquela estação.
 
No verão, qualquer atividade, por menor que seja, se torna um festival de suor e brotoejas. Caminhar uma distância curta, dormir até mais tarde, pegar um trem, ou até mesmo palitar os dentes, tornam-se tarefas exacerbadamente difíceis, morosas. O suor brota nas fontes. Ocorrem desmaios, desidratações, queimaduras do sol. A venda de hipoglós e caladril disparam. As pessoas se agitam e as ruas se enchem de gente correndo, para lá e para cá, como formigas que encontraram recursos infinitos para passar o inverno.
 
Há carnaval e todos os transtornos que ele traz. Alcoolismo, acidentes de trânsito, brigas, praias lotadas, estradas idem, areias sujas de côco e palitos de picolé. Senhoras fora de forma em biquínis mínimos, senhores orgulhosos, tendo suas sungas tapadas por suas enormes barrigas. Carros com capôs levantados, com suas caixas de som sempre muito altas, exibindo as mais bizarras novidades do verão.
 
Sabendo curtir o inverno, ele se torna a melhor estação do ano, sem dúvida. É só pensar nos benefícios e vantagens do inverno para que, pelo menos, você reclame menos do frio.
 
Dormir de conchinha bem tapadinho, com as pernas entrelaçadas, esfregando os pés uns nos outros para que juntos se aqueçam só é possível no inverno. Como também é só durante o frio que podemos apreciar a gastronomia, sem culpa. Pratos quentes, massas, sopas, caldos, pizzas, calzones, panquecas e outras iguarias tornam-se muito mais saborosas quando não estamos suando em cima de nossos pratos.
 
As ruas com menos movimento  são um convite para estarmos mais perto da família e das pessoas que amamos. A intimidade aumenta, os eventos na casa de um e de outro, as rodas de carteado, ou as madrugadas de papo furado na frente da lareira são compartilhados por muito mais pessoas. O inverno aproxima as pessoas.
 
Comer bergamota no sol, ou dar uma caminhada na redenção são programas clássicos do inverno gaúcho. Aquele solzinho de domingo, as quatro da tarde, nos convida a passear pela cidade, que toma novas feições por conta da luminosidade diferenciada que o sol proporciona no inverno. 
 
Tirando a quantidade de roupas que tenho que usar e a dificuldade de levantar da cama em alguns dias, o inverno só me proporciona sensações boas, situações prazerosas. Gosto muito do inverno, mas entendo aqueles que gostam do verão. Mas eu só queria pedir a estes que tentem ver o inverno de uma outra maneira, pois, quem sabe assim, estes passem a aproveitar muito mais as coisas que só o inverno nos proporciona. 

Nenhum comentário: