quarta-feira, 7 de dezembro de 2011

E terminei a faculdade

E terminei a faculdade. Foram 5 anos inteiros em que, independentemente de onde eu trabalhava, onde morava ou com quem namorava, uma certeza eu tinha:  de que eu deveria fazer a rematrícula, sempre observando conflitos na grade de matérias e os pré-requisitos.
Isso não é mais minha realidade. Ontem realizei minha última prova na faculdade e finalizei o curso de Administração. Confesso que, apesar de passar mais da metade do curso esperando por esse momento, não estou me sentindo realmente feliz com isso.

Não que eu não esteja feliz. Alcancei mais um objetivo em minha vida. Objetivo este que, até alguns anos atrás, parecia ser impossível de alcançar, pela minha origem. Eu acreditava que pessoas pobres nunca poderiam chegar a algum lugar que não fosse limpar mesas ou ser vendedor em alguma loja de shopping center.

 Nasci e cresci no Brasil, onde idolatramos jogadores de futebol e esquecemos nossos professores, que ganham salários de fome e ainda são obrigados a assistir seus chefes – políticos no caso – fazendo algazarras e todo o tipo de desmandos possíveis e imagináveis.

Assim como todo cara pobre do Brasil, sempre quis ser jogador, nunca professor. Atualmente, depois de diversos indícios de que a vida acadêmica talvez seja um caminho que me faça bem, começo a cogitar enveredar por esse caminho. Obviamente que não é pelo dinheiro, e sim, pela "romântica" idéia de que o conhecimento deve ser disseminado, mesmo que para isso, seja necessário salário de fome e desrespeito por parte de chefes, seus próprios pares e alunos. Confesso que o desafio me anima.

Mas a infelicidade que se reflete ao final dessa fase da minha vida se dá pelos amigos que fiz e que, invariavelmente, perderei o contato diário que só a academia é capaz de proporcionar. E foram tantas, e boas, pessoas que passaram pela minha vida acadêmica.

Algumas ficaram pelo caminho, como bem sabemos, é inevitável. Desistiram, mudaram, morreram, ou um sem-fim de motivos que talvez eu nunca venha realmente saber. Gostaria de falar para algumas delas que elas foram importantes nessa jornada, mesmo que no momento em que elas foram responsáveis por mudar algo em mim, eu não tenha sido capaz de perceber e agradecer. Somos humanos, fazemos isso o tempo todo.

Enfim, tudo isso apenas para dizer que, diferentemente do que alguns podem pensar, o fim da faculdade não significa, necessariamente, um momento regado só de alegrias, espumantes e glórias. Assim como na guerra, sempre devemos prestar homenagens aos "soldados desconhecidos", pois, mesmo sem ter chegado ao fim da batalha, foram parte imprescindível para a conquista.

2 comentários:

Anônimo disse...

Excelente Saulito!

POde ter certeza que de longe estarei te acompnahando!

Abraço, sucesso e muito boa sorte!

Castelhana!

Anônimo disse...

Cada dia que passa eu me impressiono com tua sensibilidade....é maravilhoso ler tudo o que vc escreve...Parabéns!!!! E que venham muitos outros objetivos a serem conquistados!!!! Sucesso!!!!!!