sexta-feira, 22 de junho de 2012

Avaliações e comentários

Vi, ouvi e li os mais variados absurdos desde ontem a noite, após a eliminação do Grêmio da Copa do Brasil.

Pensei em silenciar, em deixar para lá. Mas já que, quase todo mundo, se acha no direito de dizer o que bem entende, mesmo sem conhecimento de causa, ou motivados pelas ideias mais absurdas de que se tem notícia, resolvi elencar algumas questões sobre as quais gostaria de discorrer:

1- A eliminação - Fomos eliminados por um time, teóricamente, pior que o nosso. O Palmeiras veio com uma proposta de jogo muito simples, utilizada a milhares de anos por times pequenos que jogam contra times grandes: Retranca ferrenha e saídas esporádicas em contra ataques. Simples assim. Felipão, que não é burro, sabendo que se tentasse jogar de maneira franca contra o Grêmio, teria desvantagem pela falta de qualidade técnica do seu time, armou um "ferrolhão" e, com calma e malandragem, amarrou o jogo e saiu de trás em momento apropriado.

Antes que alguém diga alguma coisa, informo que não estou desmerecendo, de forma alguma, a proposta de jogo do Palmeiras. Fez o que precisava ser feito, dentro das regras o jogo, e saiu vencedor do embate. Sem ressalvas.

2- O time do Grêmio - Ao longo da história, os times do Grêmio, de maneira geral, nunca foram times povoados por estrelas e jogadores diferenciados demais. O Tricolor, normalmente, montava equipes com "sobras" de outros times, nunca jogadores já consagrados, ou no ápice da carreira e bons jogadores formados na base. O Grêmio sempre contou com esquemas táticos muito bons e jogadores aguerridos. Fomos moldados assim e conquistamos títulos desta forma.

O time de hoje não tem jogadores aguerridos. Cito, no máximo, uns três ou quatro. Os demais, são sonolentos, burocratas, que usam a camisa do Grêmio, mas não vestem a alma do time. Não querem construir história. Querem apenas gordos salários e um lugar onde as cobranças dificilmente ultrapassam algumas faixas e vaias em determinados momentos. Ser jogador do Grêmio, atualmente, para a maioria dos boleiros, é ter "vida fácil". Eles devem pensar que é só dar um migué em meia dúzia de partidas, até cair nas graças da torcida, e depois "dar férias aos pés". Nosso time se tornou um spa para jogadores preguiçosos.

3- Cenário Político - Que o Odone está me saindo pior que a encomenda, disso não restam dúvidas. Que nossas diretorias tem se mostrado de uma incompetência ímpar, com contratações medíocres e discursos pragmáticos, sem qualquer inovação ou inspiração, isso não se discute.

Agora, o que não posso aceitar, são pessoas ditas "gremistas" que torcem pela derrota do nosso time, para que assim, tenham seu caminho facilitado nas próximas eleições do clube. Acho este tipo de comportamento um dos mais baixos e, porque não dizer, de uma filha-da-putice incrível!

Se tu é gremista, senhor conselheiro, torça pelo Grêmio, e não contra. Todos temos nossas ideologias, crenças e ambições. Mas, quero lembrar-lhes que a instituição é maior que isso tudo. Portanto, dirigente olho do cú, que quer se autopromover, peço-lhe a gentileza de que saia de perto do Grêmio! Se afaste se não estás pensando único e exclusivamente em benefício do clube. Não precisamos de aproveitadores, como os senhores, para tornar as coisas ainda mais difíceis.

4- A torcida co-irmã - Bem, este é um espetáculo a parte. A flauta no Rio Grande do Sul é folclórica. Desde o dia em que não deixaram os irmãos Poppe jogar no Grêmio, a rivalidade existe. Ela foi benéfica para ambos em boa parte da existência dos clubes. O que um fazia, o outro tentava fazer maior e melhor. Um dependeu do outro para crescer.

Porém, o que vejo hoje é algo único e preocupante: os colorados se dirigem aos gremistas, demonstrando um ódio inexplicável! Uma raiva nos corações que não sou capaz de entender.

Só para exemplificar, peço a quem esteja lendo este texto, que abra alguma página de esportes e procure notícias sobre o Grêmio. Invariavelmente, mais da metade dos comentários em qualquer artigo gremista será de colorados. E todos eles terão um caráter debochado e agressivo.

"Arena do lixão", "bi-rebaixado", "time da RBS" (acho esse o melhor), e tantos outros impropérios contra meu time, enchem as redes sociais, os campos de comentários das matérias jornalísticas e as páginas da internet.

Ontem, chegou ao cúmulo de alguns torcedores deste outro time acessar minha página do facebook para proferir absurdos e xingamentos. E pior: pessoas que jamais dei liberdade de falar desta forma comigo, pois JAMAIS fui a qualquer perfil "flautear" após uma derrota de seu time. Me xingaram porque fiz comentários sobre o meu time. É o fim da picada.

Bem, o que posso dizer a estas pessoas é para que elas cuidem menos do nosso time, e se preocupem mais com sua equipe. Repensem a maneira como torcem, pois, acompanhei alguns jogos do outro time da capital e fiquei surpreso negativamente com esta torcida. Eles começara a vaiar o próprio time AINDA NO PRIMEIRO TEMPO! E isso que o jogo estava empatado em 0x0!!!

Co-irmãos, não tragam tanta mágoa em seus corações. Esqueçam o Grêmio! Não se auto intitulam "os campeões de tudo"? Então porque se preocupam com um time que já foi rebaixado duas vezes para a segunda divisão? Um time que não ganha nenhum título importante há dez anos?

Esse comportamento me leva a crer que o sentimento de rejeição experimentado pelos irmão Poppe, no longínquo ano de 1909, perdura nas mentes de alguns até hoje.

Bem, acho que nada mais precisa ser dito.

Enviado pelo meu Windows Phone

Nenhum comentário: