quarta-feira, 27 de junho de 2012

Brasil - o país do politicamente correto, só que ao contrário...

O mundo anda complicado, sabe? Tem gente demais, tem problemas demais, tem trânsito demais, tem pobreza demais. Se eu fosse ficar pensando sobre isso o tempo todo, de maneira séria e compenetrada, já teria amarrado uma corda no pescoço e pedido, gentilmente, para que alguém chutasse o banquinho (como fizeram com o Vladimir Herzog. Se bem que, tenho a impressão, de que ele não pediu a ninguém para que fosse chutado seu banquinho...)

E qual é a forma de mostrarmos ao mundo seus problemas, porém, sem aquele peso negativo todo, que deprimiria até a mais positivista das criaturas? Fazendo piadas sobre assuntos sérios! Mas é claro!!! É perfeito poder falar de coisas chatas, de conteúdo pesado e feio, de uma maneira que todos possam entender, sem comprometer demais sua saúde mental.

Mas no mundo atual, fazer piada é coisa de gente bagaceira, sem classe, possivelmente um desajustado, um "fiudumaégua" que merece linchamento em praça pública.

Engraçado pensar na expressão "politicamente correto", principalmente no Brasil, onde, normalmente, nenhum "politicamente" é correto. Vide Carlinhos Cachoeira, Lula e Maluf, Mensalão, CPI dos Correios, Fernando Collor de Mello, só para me ater aos exemplos mais conhecidos.

No Brasil, a política não é correta. Os políticos, muito menos. Como posso ser politicamente correto, se os exemplos deste país são os piores possíveis? Isso me soa como uma piada, daquelas sem graça, contadas por algum amigo bêbado no fim do churrasco.

Como podemos levar as coisas a sério, se o próprio país, históricamente, não leva nada a sério? As CPIs, acabam sempre em pizza. E os partidos políticos que hoje brigam, amanhã serão aliados, em troca de 1 minuto a mais no horário político, que aliás, não fará a menor diferença, pois ninguém assiste horário político mesmo!

Chego a conclusão de que as pessoas se levam a sério demais. Se ofendem com piadas, porque tem egos inflados sobremaneira para suportar ser motivo de chacota, mesmo que se trate de uma brincadeira. Ou então, na pior hipótese, se ofendem porque as piadas, em algum momento, se aproximam da verdade que elas tentam esconder.

De qualquer maneira, tenho medo do rumo que as coisas estão tomando. Logo ali adiante, prevejo um cenário terrível, onde piadas de papagaio e anedotas de português serão proibidas. Os piadistas serão perseguidos e presos. E quem ousar desafiar o sistema, seja em uma roda de amigos, ou numa mesa de bar, sofrerá as consequências por sua atitude "politicamente" incorreta.

Enviado pelo meu Windows Phone

Nenhum comentário: