segunda-feira, 6 de maio de 2013

Aos Trinta

Hoje, oficialmente, entrei na casa dos trinta anos. Engraçado é que quando mais novo, talvez eu não imaginasse que chegaria aos trinta anos da forma como cheguei. Tenho a impressão que, há alguns anos, eu era mais certo das coisas que eu queria e meus objetivos eram mais claros e definidos.
Hoje, sejam pelos percalços da vida, ou então, pelas mudanças de rumo, previstas e imprevistas, tenho o sentimento de que sou uma nau a deriva, sendo guiado por marés e ventos, porém, sem nenhum porto seguro para atracar. Tenho preferido levar a vida dessa forma, usando aquela máxima de que o que vale não é o destino, e sim o caminho percorrido para chegar.
Não é desleixo, continuo fazendo tudo que preciso fazer, porém, penso nestas coisas no momento certo. Não as adianto, nem perco tempo racionalizando demais. As decisões serão tomadas no momento certo. Não há pressa, embora a vida passe rápido demais. Sofrer por antecedência é o veneno mais danoso para a vida.
Para vocês entenderem melhor: aos quinze anos redigi um documento - uma carta - para mim mesmo, porém com trinta anos. Abrirei essa carta hoje à noite, quando chegar em casa. É possível, até mesmo, que eu a publique neste espaço, para fins de curiosidade.
Não sei o que há escrito lá, porém, tenho uma ideia de o quão determinado eu era naquele tempo. Esta carta deve estar recheada de sentimentos adolescentes, doces e bobos, além das diretrizes que eu imaginava ser corretas. Confesso, estou muito curioso para saber o que àquele cara pensava sobre nós hoje.
E o mais estranho disso tudo é que, hoje, não sinto a menor vontade em dizer nada ao meu eu do futuro, apenas para que ela "viva", da melhor maneira possível, com a consciência tranquila e mantendo a calma, mesmo nos momentos mais absurdamente tensos. Viver, pura e simplesmente, é o que acredito ser o melhor para nós. Planos complexos e muito datados nos restringirão, nos tornando alheios a possíveis coisas boas que, porventura, possam cruzar nosso caminho. Metas e planos bem traçados nos cegam para as demais coisas, que podem ser tão mais saborosas do que um objetivo alcançado.
Meus trinta anos me mostram que preocupação demasiada apenas vai me fazer chegar mais acabado aos quarenta, além de não adiantar coisa alguma. Os problemas não desaparecem por cultivarmos uma úlcera de preocupação.
Temos que nos preocupar mais em ser felizes e menos com o que fulano disse de nós, ou que o sicrano tem aprontado na empresa. Preocupamo-nos com os outros, enquanto nossos castelos de areia desmoronam ao bater da primeira onda.
Outra coisa que experimento - ou não - nos meus trinta anos, é aquela sensação de que algo muda por conta da mudança na dezena da minha idade. Estou me sentindo exatamente igual a ontem, talvez com o nariz mais constipado pela gripe, porém, ainda sou exatamente o mesmo cara de ontem, quando dormi com vinte e nove.
Colocamos estes marcos em nossa vida, para desenvolver a esperança no coração. O que, na minha visão, é uma perda de tempo sem tamanho. Colocar marcos para mudança só mostrarão a você, na verdade, o quão incompetente você é, quando descobrir que nada mudou. Causará depressão e forçará a criação de novos marcos, desnecessários e falaciosos, que teimaremos sempre em acreditar.
Nada muda aos trinta. Mas tudo mudou ao longo dos trinta anos que vivi. Mudei de ideia algumas vezes. Caí, levantei, caí de novo. Li alguns livros, conheci pessoas, que mesmo não convivendo mais, ainda guardo na memória, e principalmente, agrego à minha personalidade cada coisa que me ensinaram, por mais insignificante que possa parecer. Ouvi canções, que também mudaram ao longo do tempo. Sorri muito, chorei pouco, briguei com quase todo mundo que conheço, pois ser amigo não é concordar com tudo. Vivi, simplesmente.
Esse texto não busca ensina-los, ou dar alguma lição de vida. Não me sinto capacitado a ensinar ninguém sobre nada. É apenas um relato que, se você puder/quiser aproveitar para alguma coisa, sinta-se a vontade. Um resumo do que penso aos trinta.

Um comentário:

Luigisp disse...

Tah e ai....

Não vai postar a tua carta dos 15 anos????