sexta-feira, 11 de abril de 2014

Lei de Talião

Tenho assistido nos últimos tempos, incontáveis casos de barbárie e selvageria, nos quatro cantos deste país. Estamos involuindo rumo às origens primordiais de nossa espécie?
Ladrões sendo perseguidos, torturados e mortos, por uma legião de populares raivosos que, de tão cansados da sensação de abandono a qual estão expostos desde sempre, resolveram resgatar - de maneira hedionda - os escritos antigos de Hamurabi.
"- Olho por olho, dente por dente!", bradam os mais exaltados, resignados durante anos, diante de um Estado corrupto, cuja a plenitude das leis não lhes alcança. Cansados de não ter quem olhe por eles, decidiram usar toda essa indignação acumulada em "prol" de um senso de justiça arcaico, que não deveria mais fazer parte de sociedades ditas modernas.
O que pode parecer, em um primeiro momento, um ato aceitável, quase heróico, deste povo tão oprimido, em uma análise mais profunda, torna-se o maior atestado de incompetência que podemos demonstrar enquanto sociedade. Erramos - e erramos feio - em algum ponto da história.
Estamos pouco a pouco nos tornando bestas-fera. Estamos voltando aos primórdios, onde os homens desconheciam as regras mínimas de convívio, e tendiam a resolver tudo de acordo com seus costumes, utilizando-se de todo e qualquer meio que o fizesse alcançar seu objetivo.

Nenhum comentário: