quarta-feira, 9 de dezembro de 2015

Democracia, Socialismo e Justiça à brasileira

Não tenho mais assistido aos noticiários da TV, tampouco tenho lido matérias em portais, ou mesmo ouvido programas de notícias nas rádios. Não tenho mais vontade de saber de absolutamente nada do que se passa no Brasil.

Talvez você aí, neste momento, esteja me condenando, me chamando de "bitolado", ou algo parecido. Sem problemas. Talvez você esteja com a razão. Mas, ao menos, tente entender a minha completa ausência de motivação. Tens o pleno direito de discordar, mas não tente me convencer de que ajo de forma errada. A verdade é que estou cansado.

Dizem que o brasileiro não consegue fazer nada direito. Discordo disso, cabalmente. Somos ótimos em fazer coisas erradas. Conseguimos estragar tudo, como poucos se mostram capazes. Conseguimos deturpar qualquer coisa, mesmo aquilo que, em teoria, não poderia ser deturpado.

Criamos e desenvolvemos um conceito muito particular de “democracia", onde algo só considerado democrático quando traz algum benefício. Quando é algo contra mim, ou meus aliados, ou meus colegas de partido, bem, daí não é democracia, é golpe. Nos vendem a falácia de que exercemos nosso direito democrático quando votamos em um bando de corruptos, mas somos rotulados como antidemocráticos quando tentamos tirar aqueles pulhas de lá, por estarem nos roubando de todas as formas possíveis. Viva a democracia!

Nosso conceito de socialismo é interessante, também. Gostamos de dividir os milhões das propinas de empresas estatais com nossos políticos, diretores, doleiros e aspones. Isso é socialista! O governo gasta bilhões em propaganda institucional, conseguindo enorme apoio dos meios de comunicação, e o que é isso? Socialismo, oras! Lei Rouanet, distribui aos milhões recursos provenientes dos nossos impostos, para que o país produza "cultura", tal como pudemos ver dias atrás, na peça "Macaquinhos" (!!!). Nada mais socialista que distribuir pomposos valores àqueles que não precisam, em troca de um “apoio” dos ditos intelectuais.

Claro que dividimos o bolo com os mais pobres. Damos 70 reais por filho, às famílias de baixa renda. Porém, ao invés de proporcionar a estas pessoas condições de caminharem com suas próprias pernas, para não mais dependerem desta esmola, as deixamos lá, recebendo a "benesse", em troca de votos no próximo pleito. E, além disso, mentimos para estas pessoas dizendo que, se elas votarem no candidato "B", ou “C”, nem mesmo os 70 reais elas terão. Olha aí nosso conceito de democracia convergindo com o socialismo!

E o nosso senso de justiça? Um capítulo à parte! O presidente da câmara, que é mais sujo que "pau de galinheiro" por sinal, ao receber os inúmeros pedidos de impeachment, ao invés de ir direto à análise do mérito da questão, que consiste em saber se os pedidos são plausíveis, preferiu tentar barganhar trocas de favores com a presidente, pois ele já sabia que sua chapa também está esquentando. Isso sim é justiça!

Eu poderia discorrer longamente sobre mais um milhão de coisas que, diariamente, comprovam o quanto o Brasil não é sério. Não somos um povo sério, tampouco uma nação séria.

Não quero mais saber de notícias sobre a política deste país. Vou gastar meu tempo lendo as páginas sobre futebol... se bem que, nesta época do ano, tais páginas são tomadas por tantas especulações e "barrigadas", que até elas são capazes de irritar os leitores. Já sei! Vou me dedicar a ler bulas de remédios, já que, até as listas infinitas de reações adversas se mostram mais compatíveis com a realidade do que as notícias sobre a política brasileira.

Nenhum comentário: