segunda-feira, 26 de novembro de 2018

Primeiro texto da paternidade

Durante muitos meses, mesmo antes do Pedro nascer, penso em algum texto que eu poderia escrever sobre meu filho, ou por ter me tornado pai. A tarefa tem se mostrado muito mais difícil do que parecia ser no início.
Primeiro, pensei em contar algo sobre a expectativa de ser pai. As preocupações, anseios e medos. Mas devo confessar que o processo da gravidez de minha esposa foi tão tranquilo que quase nenhum momento tive medo ou temi por algo. Mesmo o nascimento do meu filho foi um lindo parto normal, dentro do planejado.
Ver o Pedro tão pequeno, tão desprotegido e frágil poderia ter me deixado um pouco temeroso, até mesmo pelo fato de ser um pai de primeira viagem. Porém, algo mais forte ascendeu em mim. Ele precisava de mim, firme e forte, para protegê-lo e amá-lo irrestritamente. Não havia tempo para medos e banalidades.
E agora que o Pedro está prestes a completar 1 ano, a única coisa que percebi é que nunca tive medo. A paternidade, que para alguns, parece ser um fardo pesado do qual gostariam de se livrar de uma vez, para mim, foi uma das coisas mais naturais com que me deparei.
Ser o pai do Pedro parece ser a coisa mais certa que fiz a vida toda. O antes, parece nunca ter existido cada vez que vejo seu sorriso banguela, ou quando ele chora de noite, seja por medo ou qualquer outra coisa. Eu hoje, sou PAI! Assim mesmo, em letras garrafais.
Me tornei o tipo de sujeito do qual mais tinha raiva em outra época da vida. Mostro as fotos do meu filho a todos, mesmo sem que meu interlocutor peça. Quer coisa mais chata que isso? Choro em comerciais de supermercados e farmácias, ainda mais se trouxer uma criança como destaque. Me tornei um enorme 'babão'!
E você aí acha que estou incomodado com isso? Bem pelo contrário! Sou cada dia mais feliz com Pedro. Cada nova conquista dele é uma conquista minha. Eu, que nunca fui afeito a um sentimentalismo barato, já comecei a me preparar psicologicamente para a formatura do 'prezinho'. Talvez eu não saiba lidar realmente com isso.
Se há algo que eu possa deixar como sugestão com esse texto é : amem seus filhos! Não tenham medo de se entregar! Um amor deste tamanho é uma das experiências mais incríveis que você pode ter, e passa tão rápido. Esse ano passou tão rápido. E enquanto eu tiver forças, e enquanto o destino permitir, viverei a paternidade sempre da forma mais intensa que for possível, o que, provavelmente, fará o Pedro me odiar na adolescência. Mas um dia, certamente, ele vai entender...

Nenhum comentário: