terça-feira, 24 de setembro de 2019

Honestidade não pode ser exceção

Tenho um filho de 1 ano e 9 meses, e uma das principais diretrizes que quero seguir para sua criação, é fazê-lo entender o quão importante é a honestidade. Mas não essa honestidade que muitos alardeiam, mas nem tantos exercem.
Falo de ser honesto para si mesmo, independentemente dos outros. Independente dos políticos que temos, ou dessa sociedade corrupta na qual estamos inseridos. Preciso que ele entenda o valor de ter a consciência tranquila, não se deixando medir "pela régua dos outros".
O fato de querer fazer dele uma pessoa melhor, me faz querer ser melhor. Melhor pai, melhor homem, melhor cidadão. Não há forma mais fácil de ensinar algo para uma criança do que através de nossos  exemplos.
Mas o mundo, parceiro... Ele não quer saber da tua índole. Ele nao se importa com tua honestidade. Diariamente, tua ética é testada por esse mundo que está pouco se lixando para você.
Dias atrás, um motorista de ônibus distraído bateu na traseira do meu carro. Me mantive calmo, afinal, a empresa de ônibus tem seguro e está tão evidente a responsabilidade do motorista que, ao ao meu ver, o problema seria rapidamente resolvido. Mas lembrem-se: o mundo não está nem aí para o que tu acha!
Hoje, uma pessoa que se qualificou como gerente da empresa de ônibus, me ligou e me disse o famoso "cada um paga o seu", pois ele entendia que o incidente não era responsabilidade do motorista do ônibus e, por consequência, não era responsabilidade da empresa. Do alto de sua arrogância, disse que se eu não tivesse gostado, que fosse à justiça, pois não haveria reparação do dano.
Esse sujeito é a síntese do que o mundo faz com você. Ele é injusto, cruel e tá pouco se lixando para tua índole. 'O azar' é seu se você quer ser honesto e correto. O mundo é dos espertos.
Sabem o porquê ele fez isso, não é? É inerente à atividade da empresa de ônibus que ocorram acidentes. Provavelmente, a empresa em sua ânsia de lucro, não fornece treinamentos e veículos decentes aos motoristas. Portanto, devem ocorrer muitos acidentes iguais ao meu. Mas se eles fossem pagar por todos os acidentes provocados por eles, a empresa não seria viável economicamente.
Solução? Não pagar! Mandar o sujeito procurar a justiça, pois assim eles podem ganhar tempo. Além disso, acredito que muitas pessoas acabam pagando seu prejuízo e não correm atrás de seus direitos. Ou seja: "malandragem", "jeitinho", ou sendo mais explícito, mau-caratismo mesmo.
Mas isso não vai me dobrar, não vai me fazer mudar de ideia. Minha índole permanece inabalada, mesmo sendo colocada à prova por esse mundo que não se importa com você. Continuarei ensinando meu filho que o único caminho possível é ser honesto, mesmo que tudo em sua volta indique o oposto. Eu não deixarei de acreditar na verdade, mesmo que a mentira pareça ser mais forte.

Nenhum comentário: