sexta-feira, 17 de junho de 2011

Perdedores

Perdedores. Taí um tipo de raça que sempre que causou ojeriza, pelo seu comportamento. Sempre complacentes, permissivos, aceitam tudo que lhes é imposto, sem questionamentos ou briga. Se entregam sem lutar. Abandonam-se à própria sorte ou casualidade, sendo medíocres em suas atitudes, em qualquer âmbito de suas vidas.
Já conheci muitas pessoas que aceitaram muito fácil perder. E todas sofrem daquela síndrome de derrotismo, extremamente irritante, com suas carinhas sofridas pelos anos de privações que suas personalidades lenientes lhes impõe, na esperança que, o destino, ou deus, ou qualquer outra coisa imaterial, que não dependa elas, haja de maneira obscura, trazendo-lhe um pouco de felicidade, no que é apenas tristeza.
Não posso pensar em pena nestes casos. A pena alimenta esse tipo de comportamento. Pessoas que necessitam de pena, automaticamente, na minha visão, são comparadas a inúteis, pessoas sem força de vontade, que se tornam apenas fardos para nossa sociedade.
Ninguém, em sã consciencia, gosta que sintam pena delas. Pessoas normais, quando lhes acontecem alguma coisa de ruim, sacodem a poeira e tratam de dar o seu jeito, independentedemente do que os outros pensem a respeito. Lutam, esbravejam, choram, correm atrás, mas jamais se rendem. Para estes, a pena causa raiva, incômodo, dor.
Já os perdedores, chegam  a fazer força para demonstrar às pessoas o quanto elas precisam de sua pena. Eles tem um prazer mórbido em ser coitadinhos, como se a vida fosse uma eterna via sacra, onde elas percorrem com suas cruzes as costas, implorando para que o povo sinta dó de seu sofrimento. Me recuso a sentir pena disso.
Gosto muito de exemplos de pessoas com algum tipo de deficiência. Elas, normalmente, odeiam a pena que as pessoas "normais" sentem por sua condição. Afastam a idéia de que são passíveis de pena, através da superação de obstáculos, quebra de paradigmas e barreiras, jamais tentando ser um mártir. Atuando para que, apesar das limitações impostas, elas se sobressaiam através do valor que elas são capazes de agregar, e não por suas deficiências. São exemplos de conduta correta e digna.
Perdedores perdem tudo, até sua dignidade. E quando perdemos até mesmo a dignidade, sinceramente, não vejo mais motivo para pisar sobre a terra.
 
Saudações. Que chova o final de semana inteiro.
 

Nenhum comentário: