quinta-feira, 14 de julho de 2011

Caso

Quero expor um caso para vocês:
 
"Digamos que "João", funcionário da empresa "X", certo dia, em conversa com o colega Mário (que Mário?), cita algumas  idéias que teve para melhorar as coisas que não são eficientes na empresa. João tem muitas idéias legais, pois já trabalhou em diversas empresas e tem uma bagagem interessante se tratando de melhoria de processos, participando de alguns projetos neste sentido.
Mário, que não é uma pessoa tão evoluída, mas que já está a bastante tempo na empresa, conhece bem todos os processos, e por isso, é sempre procurado para dar sua opinião quando ocorrem problemas. 
Certo dia, João observou que Mário discutia algumas idéias com um diretor da empresa, visando melhorar um processo que ia mal. Até aí, nenhum problema, se João não tivesse ouvido parte dessa discussão, onde identificou que algumas das idéias colocadas por Mário, nada mais eram que as idéias que ele havia exposto na conversa anterior que teve com Mário, sem que, entretanto, Mário fizesse citação de tal fato, dando a falsa impressão para o diretor de que essas sugestões vinham única e exclusivamente dele."
 
O que isso quer dizer?
 
Que João deveria ter exposto suas idéias antes, como forma de se vacinar contra o maucaratismo de Mário?
Que Mário agiu de má fé e, portanto, João deve revelar ao diretor que, na verdade, as idéias são dele?
João deve ficar em silêncio, mesmo sendo suas idéias, pois o importante é o bem maior, no caso, a empresa?
 
Mais tarde posto aqui minha opinião a despeito deste case.
 
 
 

Nenhum comentário: