sexta-feira, 1 de julho de 2011

Coluna que li ontem... queria compartilhar com vocês

Li essa coluna, muito bem escrita pelo Lucas Silveira, no BLOG TRICOLOR, e só posso dizer que vem de encontro a tudo que eu penso (viu , Fê? Não sou o único louco da história!!! hehehe).
 
**************************************************************************************************************
Publicada em 30/06/2011
 
"ADEUS, ODONE
 
Não vou dizer adeus ao Renato. Nosso ídolo estará sempre presente no Estádio Olímpico e na Arena, seja em pensamento, em trapos da torcida, em canecos do memorial, em fotos. E quem sabe num futuro esteja presente até mesmo trabalhando no Grêmio novamente. Para o Renato eu digo no máximo um até logo.

Direi adeus ao Paulo Odone. Infelizmente não tão cedo, pois seu mandato frente ao Grêmio dura até o fim de 2012. Mas depois disso, visto tudo que fez nesse período de 2011, creio que os sócios tricolores jamais o colocarão na presidência gremista novamente. Assim eu espero. E quem diz isso sou eu, Lucas, sócio gremista que votou no próprio Odone ano passado.

Renato tinha tudo pra ser um mito, erguendo caneco dentro e fora de campo pelo Grêmio. Mas Duda Kroeff não teve culhão para trazê-lo em 2009, quando Roth caiu. Era reta final de Libertadores, a torcida ia colocar 10 mil pessoas no aeroporto para recebê-lo. O clima era totalmente favorável. Ficamos mais de 40 dias esperando o Autuori e perdemos a chance.

Com atraso considerável, Duda consertou seu erro. Enfim trouxe Renato, após quase morrer abraçado com Meira e Silas. Isso já era agosto de 2010, outro contexto. Torcida gremista em clima altamente DESFAVORÁVEL. Inter vencendo a Libertadores e Grêmio no Z4 do Brasileiro. Difícil achar um pior momento pra anunciar o retorno de Renato ao Olímpico.

Mesmo assim ele pegou aquele time esfacelado do Silas, jogou a confiança do grupo nas alturas, indicou alguns reforços e fez a melhor campanha de um turno da história dos pontos corridos. Do Z4 ao G4. Histórico.

Todos viram que o time do Grêmio estava interessante. Apesar de algumas peças mais folclóricas do que qualificadas ainda figurarem no time (como Clementino), de forma geral o grupo era bom. Todos tinham a sensação de que bastava manter a base do time e buscar uns 2 ou 3 reforços pontuais para faturar o Tri América.

Mas dessa vez foi a turma do Odone que podou a chance de Portaluppi erguer um caneco como técnico do Grêmio. Perderam peças importantíssimas deixadas por Duda Kroeff e não trouxeram NINGUÉM à altura para repor tais ausências. Pela primeira vez, talvez desde a segundona, o Grêmio virou o ano com o elenco PIORADO. E íamos pra uma Libertadores. Odone só tirou a bunda da cadeira pra negociar a volta do mercenáR10, fazer fiasco com caixas de som e anunciar aos jogadores que o dentuço traíra estava chegando.

Renato errava, como todo treinador do mundo. Como todo ser humano, diga-se. Mas nosso problema central nunca foi a escalação do Lins. Por mais que eu achasse que tinham nomes melhores no grupo, o fato de isso estar em debate já prova que tem coisa errada. Uns vão discordar do esquema dele, outros da escalação de X ou Y, mas a realidade é que Renato não teve culpa de estar com esse time limitado nas mãos na 7ª rodada do Brasileiro.

E vou além: não pensem que o Odone não gostava do Renato porque não compactuava com seu estilo de futebol. Isso é a desculpinha final. Como alguém não vai gostar de um "estilo" que fez o melhor turno da história dos pontos corridos? Meu estilo preferido é o vencedor, seja com 5 volantes ou com 5 atacantes. A verdade é que Odone gosta de ser o centro das atenções. O fato de ter uma estrela no comando gremista, ofuscando a imagem do Presidente, provavelmente o incomodava. Pronto, Odone: caminho aberto. Conseguiu.

Mas tenho uma má notícia para dar ao nosso Presidente. Ele que gosta tanto de aparecer e ser o centro das atenções NÃO SERÁ O PRESIDENTE GREMISTA NA INAUGURAÇÃO DA ARENA. Provavelmente tentará reeleição, mas dificilmente conseguirá.

Podem ter certeza que Odone está LOUCO pra ser Presidente em 2013. Ano que vem ele provavelmente investirá pesado no futebol. Vai tentar abocanhar um título a todo custo, lhe garantindo a reeleição. Acho que só tem chances se faturar Brasileiro ou Libertadores. Nem uma Copa do Brasil o salva. Eu, Lucas, não voto mais no Odone nem que vença esse Brasileiro 2011, a Libertadores, o Brasileiro e o Mundial do ano que vem. Mas o torcedor é passional, e sei que títulos consistentes TALVEZ ainda o salvem.

Por mim, pelo que fez nesse 2011 (e pelo que não fez), findado esse mandato Odone dá adeus definitivo ao Grêmio. Já Renato não. Foi boicotado e apresentado a condições adversas desde que chegou, e mesmo assim saiu de cabeça erguida, com um bom trabalho realizado de forma geral. Espero que volte um dia. E provavelmente voltará.

Até logo, Portaluppi."

Nenhum comentário: