quinta-feira, 5 de janeiro de 2012

O Casamento - Teoria dos Malucos

Casamento é igual ao filme Titanic: É tudo muito lindo no início,
cheio de romance, amor, carinho. Mas todos sabemos que vai acabar afundando!

Tirando a parte da piada, um casamento é uma estrutura formada basicamente por duas pessoas (em casos específicos, podem haver mais envolvidos), onde é preciso compatibilizar diversos fatores, incluindo questões excludentes, algumas vezes, da melhor maneira possível, ao mesmo tempo respeitando a individualidade de cada membro do casal (ou grupo), para que assim, essas pessoas possam viver e conviver em harmonia.

Qual é a chance disso dar certo? Lendo minha explicação, é possível apurar que as chances são iguais a de ganhar na mega-sena. Sem exageros, é uma loteria.

E os motivos que me fazem crer nisso são simples: As pessoas são
sempre diferentes. Mesmo irmãos gêmeos são diferentes. Não queira você achar que vai encontrar uma pessoa parecidinha contigo para conviver sem conflitos pelo resto de suas vidas. Pura piada amigo, pura piada!

As coisas começam lá atrás. Você e sua cara-metade, possivelmente, possuem valores familiares diferentes. Você, budista, ela umbandista, você MDB, ela ARENA, você XV de Jaú, ela XV de Piracicaba. Normalmente, questões como essas são trazidas de berço. São construídos ao longo da infância e adolescencia do individuo.

Outra coisa bastante importante são os gostos pessoais. Ela está louca para ir ao show do Michel Loló, há muito tempo, enquanto você não pode nem ouvir falar desse nome. O seu maior sonho é que ressucitem John Lennon, pois ele é seu guru e faz seu universo ter algum sentido.

Tem também amizades, expectativas ,comer com a boca aberta ou fechada, praia ou campo, frio ou calor, de dia ou de noite, e mais uma um sem-fim de variáveis totalmente incontroláveis, esperando para surgir, como uma ferida exposta na relação dos pombinhos.

Depois de tudo isso, não concordam que nasceu para afundar? É quase uma teimosia maluca desses que insistem em se casar com alguém. Não tem a menor possibilidade de isso funcionar, correto?

Em parte dos casos sim, está certo. Casais se separam aos borbotões diariamente. Mas tem alguns doidos, como eu, que insistem em fazer dar certo, sob algum pretexto sem sentido, que só as mentes insanas são capazes de entender.

Pessoas casadas são doidas, acreditem. Deveriam ser trancafiadas em casas de saúde mental, com camisas de força reforçadas, pois são ameaças para a sociedade.

Então, como eles conseguem fazer essa anomalia funcionar? Bem, a resposta não é simples, nem mesmo se parece com uma fórmula mágica ou receita de bolo. Acho que a palavra-chave capaz de descortinar um pouco uma solução para tema tão complicado é PACIÊNCIA.

Essa tal paciência, nem tão presente nos dias de hoje, é a chave para o sucesso dessa jornada insana chamada casamento. Saber lidar com as diferenças e buscar soluções, por vezes engenhosas, para os dilemas do casal, sempre com diálogo e principalmente, paciência, é a única maneira que conheço, até hoje, para fazer com que esse Titanic desgovernado não afunde logo na primeira colisão contra um iceberg.

E posso afirmar com toda a certeza, que a coisa que mais existe no caminho dos casais malucos são pedras enormes de gelo, boiando pelo oceano das incertezas de cada um.

Um comentário:

Luigisp disse...

Eh..... concordo plenamente com o seu texto ...... a palavra que deveria pautar nossos relacionamentos é a PACIÊNCIA!!! pena que a grande maioria das pessoas ainda não se deram conta deste pequeno detalhe...