sexta-feira, 21 de setembro de 2012

Reinauguração do Araújo Vianna - Morte de Cássia Eller

Essa semana ocorreu a reinauguração do Auditório Araújo Vianna, em Porto Alegre. Acho sensacional que esta parte da história da cidade tenha sido resgatada - mesmo com uma demora de quase dez anos -, pois naquele local ocorreram fatos históricos, que não podem se perder, simplesmente, por culpa de sucessivos governos relapsos, que passaram pela prefeitura.

Aos que não sabem, o "Araújo" nem sempre esteve ali, colocado na Redenção. Na verdade, o auditório original foi construído na Praça da Matriz, ao lado do Teatro São Pedro, onde hoje está localizada a Assembléia Legislativa do Estado. Apenas em meados da década de 60 é que o Araújo passou a situar-se no local atual, nas entranhas do Parque Farroupilha.

O auditório foi cenário de shows épicos, como de João Gilberto, Gilberto Gil, Paralamas do Sucesso, dentre outros. Entretanto, o show que quero destacar foi a apresentação ocorrida em 30/09/2001.

Cássia Eller, considerada naquela época como a maior voz feminina em atividade, apresentou um show, que fazia parte de um projeto cultural da Petrobrás, onde fazia duetos com Negro-X e Nando Reis, apresentando boa parte de seu repertório, já nacionalmente conhecido na época.

Foi um show sensacional, com direito a "selinhos" em Nando Reis e a famosa "apresentação de tetas", que fez com que o público fosse ao delírio. Foi uma noite especial, onde posso dizer, sem sombra de dúvidas, que tive o prazer de assistir uma das maiores cantoras que já existiu na história da música brasileira.

Dois meses após este show, Cássia faleceu em decorrência de um ataque cardíaco. Na época, levantou-se a hipótese de que ela havia morrido por conta de uma overdose de cocaína, o que não se confirmou no laudo dos legistas. A música nunca mais foi a mesma.

E para lembrar:

Um comentário:

Samantha disse...

Eu lembro desse dia...Fui junto contigo e o Bigode...Obrigada por ter me levado num show que jamais esqueci...