quinta-feira, 24 de janeiro de 2013

Torcida amarga

Após o jogo de ontem, apesar da derrota, da escalação equivocada - sob minha ótica - do Pará na esquerda e do Tony pela destra, dos gols perdidos pelo sonolento M. Moreno, afirmo que o Grêmio irá se classificar.

Não se trata de achismo sem razão, ou meu lado "Mãe Dinah" se expondo neste momento. Meu palpite é muito mais baseado pelos aspectos positivos que vi durante o jogo e no fator local da Arena, caso se confirme o jogo lá.

O Grêmio jogou razoavelmente bem ontem. Marcou, não deu muitos espaços à LDU, criou chances de gol muito mais claras que o adversário, enfim, se o futebol fosse uma ciência exata, ou fosse baseado em meritocracia, certamente o resultado deveria ter sido outro.

Entretanto, o futebol encanta e entristece, por vezes, exatamente pela falta de uma racionalidade maior, o que também garante sempre um espetáculo inesperado e novo, onde o resultado final depende de tantos fatores que é impossível uma previsão assertiva.

O que me preocupa, e muito, é o verdadeiro "ranço" que a torcida gremista começa a demonstrar invariavelmente, em qualquer circunstância.

Se contrata, erra. Se não contrata, é lento. Se coloca jogador "A", é porque este é medalhão, se coloca "B", o cara não serve porque é azarado. Porra! É difícil desse jeito!

Garanto que alguns "ananás" começarão a vaiar o time aos 15 minutos do primeiro tempo, caso o Grêmio não abra o marcador. Criticarão o Fernando porque usa a gola da camisa erguida, ou criticarão o Cris porque é velho, ou o Dida/Grohe, por qualquer motivo.

Honestamente? Prefiro que estes não passem nem perto da Arena/Olímpico dia 30. Fiquem em casa, poluindo as redes sociais com seu ódio e sua incoerência. Os doze anos sem títulos estão transformando a nossa torcida n'uma massa odiosa, que nunca vê nada de bom e sempre utiliza o tom de crítica em tudo que diz sobre o time.

Para exemplificar, desde ontem tenho lido/ouvido um sem-fim de críticas ao Marcelo Grohe. Críticas estas que não são nada pontuais. Trata-se, na verdade, um ataque infundado, baseado em aspectos tão ignóbeis, que fica até difícil de contra-argumentar. Não são críticas baseadas em falhas reais. São sim baseadas no fato de que fulano ou cicrano não gostam do cara. Me parece, inclusive, que alguns TORCEM CONTRA O TIME, apenas para poder dar um certo ar de credibilidade e fundamento em seu ranço constante.

É uma burrice! Eu fui contra a contratação do Dida, mas torci por ele em cada segundo em que esteve em campo. Ao meu ver, o Marcelo fez um bom campeonato ano passado. Defendeu o que dava para defender, tomou os gols que deveria tomar. Enfim, NÃO COMPROMETEU em nada o time! Daí me deparo com um idiota dizendo "- Ah, ele é azarado!", ou ainda "- Não tem estrela!". Azar tem o Grêmio de pessoas como vocês torcerem por ele!

Passamos muitos anos chamando a torcida da beira do lago de "Amargos", baseados em aspectos que eram verídicos. Eles eram (e ainda são) amargos, sempre vaiando seu time, criticando tudo, obviamente estimulados pelos sabe-se lá quantos anos sem canecos e convivendo com times medíocres.

Chego a triste conclusão que, na atualidade, mais amargos somos nós, pois os anos sem títulos estão nos tornando gremistas piores do que éramos. Mais críticos e chatos. Uma torcida amarga. Temo pelo que o futuro nos reserva.

Nenhum comentário: