quinta-feira, 30 de maio de 2013

Sobre Libertadores. ..

Fiquei em silêncio sobre o tema Libertadores, desde a eliminação do Grêmio. Hoje, vou falar sobre o time, mas também sobre mais umas coisas que me incomodam.
Sobre o Grêmio:
O Grêmio foi eliminado em todos os torneios que disputou. Sintomático, pois não temos brios. Time sem sangue, burocrático e murrinha. Pensei que esse conjunto de jogadores experientes poderiam trazer alegrias que há muitos anos não vivenciamos.
Mas foi contrário. Temos jogadores, mas não temos esquema tático, ou jogadas ensaiadas. Luxemburgo foi aclamado no fim do ano passado - inclusive por mim - pois acreditamos no 'pojeto'. No final, restou assistir times tecnicamente piores passando de fase, enquanto os gremistas recolhem novamente suas esperança.

Libertadores:
Assistindo o jogo do Fluminense, constatei que esse modelo sul-americano de tratar seus torneios não é mais aceitável.
Moedas e pilhas jogadas no campo, glândulas e bolas que insistem em sumir nos momentos-chave do jogo, principalmente quando o mandante está ganhando,  são práticas inconcebíveis atualmente.
Conheço alguns que defendem com unhas e dentes o modelo. Esse tipo de nostalgia me soa mais como uma birra impensada, que, na verdade só estraga o futebol.
A Conmebol é conivente com estes atos e não tenho esperança de que vá mudar algum dia pois, o tal "espírito de Libertadores", está entranhado como um câncer na Cordilheira dos Andes, até mesmo nos rincões mais distantes, onde o mero ato de respirar pode se tornar em uma epopéia única.

Por fim, Atlético é o "Brasil na Libertadores":
Esse discurso é batido e sem qualquer coerência. É esdrúxulo se ver obrigado a torcer por um time só por ele ser brasileiro.
Não torço por nenhum time que não seja o Grêmio, isso é fato. Então porque vou querer mais um time campeão da Libertadores? Quero que o Atlético-MG se exploda, embora, pelo andar da carruagem, algo me diz que esse ano é deles o campeonato.
Time muito bom e com uma sorte imensa. Pinta clara de campeão. Uma pena...
Encerro aqui minhas observações. O último que sair do blog, por f'avor, apague a luz e tranque a porta.

Nenhum comentário: