segunda-feira, 25 de maio de 2015

Paradoxal

Os seres humanos, de maneira geral, são estranhos e confusos. Invariavelmente, viram as atenções ao passado, buscando uma felicidade escondida que, segundo a maioria, só habita lá.

O principal aspecto que torna o passado algo tão bom é que ele fica em um ponto distante, onde temos uma tendência natural de romantizar os aspectos positivos e esquecer os "perrengues", fazendo com que o passado pareça muito mais atrativo do que realmente foi.

Mas essa fuga ao passado é tão mais interessante do que viver esse presente chato! Para que ficarmos presos ao hoje, se temos a possibilidade de reviver nossos melhores momentos, ou recriá-los, em último caso, uma vez que nossa memória começa a apresentar sinais de desgaste, fazendo com que trechos importantes - e não tão bons - sumam, simplesmente.

O passado é o ingrediente único que forma nosso caráter hoje. Sem ele, não teríamos o presente. É paradoxal, porém, totalmente factual. Você hoje é o que você escolheu ser no passado. Você é a junção de todos estes momentos vividos, com suas anomalias e discrepâncias. Somos fruto de nossas alegrias e tristezas. Somos parte indivisível de nossa história, pois fomos nós quem a escrevemos.

E isso torna tudo tão desgraçadamente engraçado. Daqui a dez anos, vamos olhar para trás e vamos desejar estar aqui nesta época, mesmo que hoje, na verdade, tenhamos a vontade de viver mais dez anos antes, e assim será eternamente, em um ciclo sem fim.

 

Nenhum comentário: