segunda-feira, 28 de setembro de 2015

O Submundo dos Comentários

Sou um consumidor ávido de portais de notícias. Leio tantos quanto possível, pois gosto de me manter informado e, além disso, essa diversidade me dá ideia dos vários pontos de vista que uma questão pode ter. Desta maneira, me sinto mais capacitado de formar uma opinião, uma vez que me não me prendo a apenas uma argumentação.

Recomendo a todos que façam o mesmo. Não se prendam a apenas uma linha editorial. Leiam outras, mesmo aquelas que te pareçam contrárias à sua. Na pior das hipóteses, isso reforçará ainda mais seus pontos de vista.

Entretanto, além desta recomendação, quero deixar outra, muito mais séria e importante: nunca – e quando digo nunca, é nunca mesmo - leiam os comentários nos portais, sites, blogs. Seja por mera curiosidade, ou porque está em busca de alguma informação complementar à notícia, jamais avance a barra de rolagens do navegador além da assinatura da matéria. O que há depois, por vezes, é perturbador e pode infligir sérios danos à sua sanidade.

Lá no submundo dos comentários habitam seres das sombras. Seres que não tem rosto, raça, credo, cor. São silhuetas permeadas de ódio e rancor, que se aproveitam de um suposto sentimento de anonimato, para despejar um sem fim de impropérios e absurdos sobre pessoas que não conhecem ou assuntos que não dominam. Uma exposição nua e crua de o quanto a psique humana é capaz de ser sórdida e leviana.

O final das páginas da internet tornaram-se territórios sem lei, cheio de juízes e inquisidores vorazes. Ao que tudo indica, estes vivem em um mundo de pessoas perfeitas, que jamais cometem erros e que possuem um caráter ilibado e translúcido como um vidro. O que, convenhamos, é bem pouco provável que seja verdade.

Tendo a acreditar que se tratam apenas de seres infelizes, frustrados, que despejam todas as mazelas e rancores de suas pífias existências nas páginas da internet, em uma tentativa de trazer para seu mundo das sombras, algumas almas desavisadas, que por descuido, ousaram cruzar a divisa entre os dois mundos.

Amigos, se vocês possuem apreço por sua inteligência e sanidade, não se deixem levar pela curiosidade de saber o que há depois do fim das matérias. Do contrário, pode ser que este se mostre um caminho sem volta, onde você passará a compor, também, o mundo das sombras e da dor.

O aviso foi dado.

Nenhum comentário: