quinta-feira, 1 de outubro de 2015

Parece ruim, mas estamos no caminho...

Ontem, enquanto me dirigia à estação do trem, ainda sob a égide de mais uma "derrota", minha mente buscava culpados para o que havia ocorrido. Afinal de contas, ao focalizar a frustração em um ponto, temos uma estranha impressão de que a dor diminui um pouco, ou pelo menos, temos um único direcionamento para nossa raiva, o que ajuda bastante para canalizar tudo isso.

As luzes da Estação Anchieta já estavam logo à frente quando percebi que, ontem particularmente, não  havia a quem culpar. Claro que ocorreram falhar individuais ontem - e em alguns outros jogos durante o ano -, mas vamos combinar que o Grêmio se saiu melhor do que a encomenda que nos prometeram no início de 2015.

Me lembro de previsões nebulosas, que incluíam rebaixamento e fechamento do clube. O Grêmio, sem dinheiro para contratações, certamente sucumbiria em todas as competições e, fatalmente, brigaria na ponta de baixo da tabela, contra um iminente rebaixamento que se descortinava.

Mas o Presidente Romildo colocou seu plano em prática. Reduziu custos, focou em profissionalização e na tão falada "compra da gestão da Arena". Conseguiu, em determinado momento, tirar a figura de Felipão da casamata, com uma ideia de renovação e oxigenação do plantel, e apostou em um treinador trabalhador, dedicado e, além disso, identificado e conhecedor do clube, que é Roger Machado.

Atualmente, somos o terceiro colocado do Campeonato Brasileiro, o mesmo campeonato que disseram que brigaríamos até o fim no Z4. Chegamos nas quartas de final de uma Copa do Brasil, e fomos eliminados em uma partida em que poderíamos ter ganhado, o que, convenhamos, é do jogo.

Meu medo era que, com a derrota, a direção fizesse aquele discurso batido de reavaliação do trabalho, do grupo e o ‘escambau’, que consiste basicamente em implodir tudo e refazer, com a esperança de ocasionar o famigerado “fato novo”. Romildo foi enfático quando disse em sua entrevista pós-jogo que o planejamento da direção permanece inalterado. E tirando o ranço por conta da derrota, todos os gremistas - uns mais, outros menos -, concordam com isso em seu âmago.

Sei que os anos estão passando rápido, e a ausência de títulos vai causando essa angústia em nós torcedores. Mas precisamos nos controlar mais e apoiar o Grêmio pois, depois de muito tempo, creio que estamos tomando as medidas corretas, finalmente.

Perdemos mais um campeonato, como vem ocorrendo nos últimos quinze anos, isso é fato. Mas ao que  parece, dessa vez ao menos, os mandatários tem clareza de pensamento para saber o motivo que nos levou à  derrota, e melhor, possuem um planejamento de longo prazo, não focando só em uma Copa do Brasil ganha na base da "Imortalidade", e sim, mirando voos maiores. E o que me dá mais esperança: pensando na perenidade do clube, para que seja construído um caminho sólido para as vitórias.

Conhecer os motivos das derrotas, e saber o que fazer com essa sabedoria, é o primeiro passo para o atingimento de vitórias no futuro. Apesar de ainda estar doendo, acredito que depois de muito tempo, estamos no caminho certo. Nos resta continuar apoiando e esperar.

Nenhum comentário: